noticias


05/08/2011 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Dá para sair em férias e esquecer o escritório?
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

por Estevão Taiar e Fabiano Lopes

 

Julho é mês das férias escolares. Muitos executivos também se ausentam neste período, para curtir um merecido período de descanso com os filhos. Mas, para muitos deles, especialmente os que ocupam cargos de liderança, tirar férias nem sempre é tarefa simples. O grande volume de responsabilidades faz com que gerentes, diretores e gestores mantenham a cabeça na empresa mesmo estando à milhas de distância.

 

"As pessoas em cargos importantes não esquecem o trabalho durante as férias", atesta Marilia de Brito Neves, consultora da Multi-Labor Recursos Humanos. "Muitas vezes, a própria cultura da empresa e a tecnologia não permitem que a pessoa fique totalmente afastada. Quando a empresa dá para o funcionário um celular com acesso à internet, para que ele possa receber e-mails, fica subentendido que ele vai trabalhar fora do horário e não vai receber hora extra por isso", diz ela, lembrando que, com a popularização dos tablets, a tendência é piorar.

 

Marilia ressalta, porém, que muitas vezes a ideia de trabalhar durante as férias parte do próprio funcionário: "Há diretores que são centralizadores por natureza e, quando não estão no escritório, fazem com que sua presença seja sentida, propositalmente ou até mesmo de maneira inconsciente", afirma.

 

Apesar de negarem o rótulo de centralizadoras, muitas pessoas em cargos de liderança concordam que não é fácil se desligar do trabalho durante as férias. "Meus colaboradores me ligam quando têm um problema muito sério ou quando têm que tomar alguma decisão. É como se eles precisassem de um respaldo, um aconselhamento", diz Ivete Crisafulli, diretora da consultoria Andrade & Canellas.

 

Para Alessandra Rabello, da Doers, consultoria especializada em gestão de capital humano, os primeiros dias de férias são sempre mais complicados. "É durante esse período que os colaboradores estão mais inseguros e acabam me procurando com algumas dúvidas. Depois, as coisas tendem a ficar mais calmas", conta.

 

Distribuição de tarefas

 

Mesmo com essa "invasão" tecnológica, tanto Ivete como Alessandra afirmam que é possível relaxar durante as férias, mas, para isso, é necessário preparar os colaboradores para resolverem problemas na ausência dos superiores. É preciso consciência de que se trata de um processo, não acontece de uma hora para a outra. "Eu tenho a filosofia de delegar: durante todo o ano vou repartindo minhas tarefas com quem trabalha comigo. Portanto, quando saio de férias, eles conseguem tocar as demandas", diz Ivete.

 

"É um trabalho que deve ser feito bem antes das férias. Um bom gestor sabe que deve dividir responsabilidades, formar o colaborador, prepará-lo para situações diferentes. É natural que, no dia a dia, todo mundo tenha uma agenda complicada, mas é importante pensar no longo prazo", afirma Alessandra. O planejamento evita imprevistos e tende a melhorar os índices de satisfação.

 

Adriana Silveira Carvalho, gerente de implementação de terceirização de processos de negócios da Xerox Brasil, também destaca a importância de apontar previamente quem fará o que enquanto ela estiver ausente: "Eu defino quem me substituirá e passo todas as informações necessárias", diz. Ela lembra que, em alguns casos, é possível saber com antecedência de decisões ou eventos futuros que ocorrerão no período de férias. O indicado nestes casos é envolver previamente a pessoa que ficará responsável por aquele assunto. Adriana enumera ainda duas outras ações que não podem ser negligenciadas pelo gestor: colocar aviso de ausência temporária no e-mail, informando a quem procurar em caso de urgência, e deixar telefones de contato, a serem acionados pela equipe em situações de emergência.

 

Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/saibacomo_artigo.asp?ace_news=82B51B41-5286-4E1F-9DF1-88C72E6B1845&o={24F77CBE-B73F-4140-8B8C-FF663A33CC60}&sp=4VOELxA0=:AK1B?J?pOVF1BT:09VWy7NC.1



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento